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MOTIVAÇÃO, SOLUÇÕES E RESULTADOS

BEBIDAS

BEBIDAS

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é líder regional e está posicionado entre as maiores fabricantes da indústria de bebida (“bebida quente” e “bebida fria”). Possui uma rede de distribuição própria, além de revendedores e distribuidores. Atuação em rede nacional e também na América Latina.

MOTIVAÇÃO

O crescimento acelerado nos anos anteriores deixou evidente a necessidade da organização ter a “operação na mão”.
A rentabilidade advinda com os novos ganhos de volumes e receitas poderia ser comprometida com a ineficiência e ineficácia dos processos.
Expectativa da manutenção do crescimento nos períodos seguintes.
Expectativa de investimentos em outras áreas/disciplinas.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos
Gestão de Mudanças
Mentoring

SOLUÇÃO

> Formar equipes de trabalho do cliente para modelar os processos.
> Capacitar a equipe do cliente em Gestão e Processos.
> Orientar e realizar o mentoring no desenvolvimento dos trabalhos.
> Agregar valor nas soluções de redesenho de processos e problemas ponta a ponta.

RESULTADOS

+ Arquitetura de processos definida, com responsabilidade claras e processos definidos.
+ A hierarquia organizacional foi revisada, conforme redesenho dos processos e das responsabilidades.
+ Melhoria da performance dos processos, em especial o tempo de carga/descarga de caminhões em mais de 30%.
+ Identificação de gargalos e deficiências nos processos ponta a ponta.
+ Desenvolvimento da visão crítica e sistêmica da equipe do cliente.

BEBIDAS

BEBIDAS

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é líder regional e está posicionado entre as maiores fabricantes da indústria de bebida (“bebida quente” e “bebida fria”). Possui uma rede de distribuição própria, além de revendedores e distribuidores. Atuação em rede nacional e também na América Latina.

MOTIVAÇÃO

Os processos da organização foram revisados, conceitualmente melhorados e o próximo passo seria a implantação das melhorias.
Os processos críticos de negócios precisavam de melhorias consideráveis nos sistemas de ERP, CRM e WMS.
Os sistemas de gestão disponíveis não possibilitavam alterações e upgrades dentro de valores e de cronogramas aceitáveis.
Havia uma expectativa por parte de gestores e usuários-chave pelo uso de sistema integrados, consistentes e com melhores práticas.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Assessoria e Gestão Programas & Projetos
Estratégia da TI e Gestão de Projetos de TI

SOLUÇÃO

> Definir os requisitos de negócios e apoiar a seleção de software ERP, CRM e WMS.
> Assessorar o fechamento dos contratos e da gestão/governança dos projetos de implantação
> Apoiar a estruturação da TI para suporte pós-implantação.

RESULTADOS

+ Requisitos de negócios definidos e gerenciados em todo o momento para escolha das soluções e parceiros de implementação ERP, CRM e WMS.
+ Seleção das soluções/parceiros para implementação SAP (ERP), Salesforce (CRM) e SAGA (WMS).
+ Estabelecimento de comitês de gestão/governança dos projetos, bem como assessoria para a Gestão da Integração/Mudança.
+ Estabelecimento de instrumentos de gestão e governança, seguindo as boas práticas de Projetos (base PMI e Ágil).

VAREJO

VAREJO

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é líder regional e está posicionado como referência do setor no interior do estado de São Paulo, com mais de 20 lojas estrategicamente distribuídas. Possui uma rede de distribuição própria, através de um único CD-Centro de Distribuição.

MOTIVAÇÃO

O turn-over característico do setor não permitia a padronização e consolidação das diversas operações.
As operações distribuídas, principalmente em lojas, apresentavam dificuldade em seguir os padrões estabelecidos.
A diretoria precisava estabelecer critérios para a gestão e operação, tanto centralizada quanto descentralizada.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos
Gestão de Mudanças
Mentoring

SOLUÇÃO

> Formar equipes de trabalho do cliente para modelar os processos.
> Capacitar a equipe do cliente em Gestão e Processos com treinamentos e workshops.
> Orientar e realizar o mentoring no desenvolvimento dos trabalhos.
> Agregar valor nas soluções de redesenho de processos e problemas ponta a ponta.

RESULTADOS

+ Arquitetura de processos definida, com responsabilidade claras e processos definidos.
+ Ajuste pontual da hierarquia organizacional, conforme redesenho dos processos e responsabilidades definidas.
+ Melhoria da performance dos processos, em especial os processos não centralizados – das lojas.
+ Identificação de gargalos organizacionais e deficiências nos processos ponta a ponta.
+ Desenvolvimento da visão crítica e sistêmica da equipe do cliente.

SERVIÇOS

SERVIÇOS

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é líder local na prestação de serviços jurídicos, atendendo de forma diferenciada as principais empresas sediadas regionalmente – nacionais e multinacionais.

MOTIVAÇÃO

Necessidade de organização das atividades e das equipes em função do crescimento dos últimos anos.
Alcance de melhores práticas no atendimento aos clientes, principalmente nos nichos de clientes tidos como “grandes regionais”.
Várias iniciativas em curso, sem uma clara priorização de ações.
Necessidade de estabelecimento de um modelo de negócio e gestão para novos sócios e associados.
Necessidade do estabelecimento do reconhecimento por desempenho.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão da Performance Corporativa
Modelagem Organizacional
Mentoring
Gestão do Desempenho Organizacional

SOLUÇÃO

> Equilibrar e orquestrar as diversas iniciativas organizacionais.
> Definir e implantar a performance operacional e do desempenho das equipes.
> Desenvolver as competências de gestão e liderança das equipes.

RESULTADOS

+ Definição de práticas operacionais em conjunto com desenho dos processos.
+ Novo modelo de precificação e apontamento de serviços.
+ Novo modelo de avaliação de desempenho equilibrado (finanças, excelência operacional e competências individuais).
+ Adoção de práticas de desenvolvimento de equipes.
+ Modelo de negócio orientado para novos sócios e associados.

SERVIÇOS

SERVIÇOS

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é referência nacional na prestação de serviços sociais e educacionais, possuindo uma ampla rede por todo o Brasil de unidades educativas e operativas, além de empresas no modelo “negócio-escola” para promoção do desenvolvimento profissional.

MOTIVAÇÃO

A metodologia de gestão por processos precisava ser revisada e estar integrada à metodologia de resolução de problemas.
Como uma organização ampla e fisicamente espalhada, havia necessidade de padronização de processos.
Após iniciativas de modelagem de processos ao longo dos anos, vários padrões estavam vigentes e era necessário uma única padronização da modelagem.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos

SOLUÇÃO

> Metodologia para Gestão por Processos, integrada à metodologia de resolução de problemas, padronizando a disciplina.
> Modelagem de processos para padronização das operações.
> Revisão da cadeia de valor e redesenho de processos.
> Modelagem de Processos para automação e desenvolvimento de sistemas (novos e legados).

RESULTADOS

+ Definição da Cadeia de Valor.
+ Unificação da metodologia de gestão por processos com a metodologia de resolução de problemas.
+ Padronização dos processos, tanto para os trabalhos nas áreas centralizadas quanto para as áreas/sedes descentralizadas.
+ Processos modelados para geração de BBP (Business Blueprint), orientando o desenvolvimento e implantação de sistemas.

ENG. & CONSTRUÇÃO

ENG. & CONSTRUÇÃO

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é expoente no segmento de Urbanismo/Engenharia&Construção, sendo líder regional no ciclo de incorporação-construção-comercialização de loteamentos, atuando fortemente nos estados do Centro-Oeste do Brasil, verticalizando para alguns negócios os processos/operações referentes a incorporação, construção, comercialização, gestão da carteira de recebíveis e relacionamento com clientes.

MOTIVAÇÃO

O rápido crescimento da organização gerava dificuldades para se estruturar a hierarquia e as operações.
Os indicadores estratégicos e táticos não estavam definidos e tinham a mesma relevância dos operacionais.
As estratégias de aquisição, comercialização, além dos múltiplos contratos de sociedade e parcerias, não estavam claros, o que aumentava os riscos de aquisição de áreas para futuros loteamentos.
Não havia uma estrutura de fóruns de gestão da organização que se adequasse ao ritmo dos negócios.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos
Modelagem e Governança Organizacional
Alinhamento Estratégico Operacional

SOLUÇÃO

> Alinhar o modelo de negócio com a estratégia, com o modelo de gestão e modelo de operação.
> Definir papeis e responsabilidades.
> Estabelecer os processos-chave, com seus respectivos indicadores.
> Definir forma de governança da organização.

RESULTADOS

+ Alinhamento entre estratégia, gestão e operação.
+ Papeis e responsabilidades claramente definidos (accountability) para macroprocessos, processos e indicadores (resultados).
+ Fóruns de reunião e decisão definidos, com o que seria discutido, quando, com quem e quais saídas deveriam ser acontecer.
+ Sistema de governança organizacional definido

AGRO

AGRO

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é novo investidor em fazendas de grãos na região Sudeste do  Brasil, que assumiu a gestão e operação de fazendas já estabelecidas, com objetivo de maximizar a produtividade e rentabilidade.

MOTIVAÇÃO

A aquisição de fazendas por parte do grupo de investidores necessitava de uma forma de gestão e operação, bem como uma forma de governança que proporcionasse conforto para aqueles que não estariam rotineiramente na  operação dos negócio.
Um novo sistema de ERP precisaria definido e implantado para assegurar assertividade no planejamento, controle e apontamento das operações (planejado x realizado), apuração dos custos e visão gerencial executiva.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Modelagem e Governança Organizacional
Estratégia da TI e Gestão de Projetos de TI

SOLUÇÃO

Alinhar o modelo de gestão e modelo de operação com o foco do negócio.
Definir papeis e responsabilidades, estabelecendo os processos-chave, com seus respectivos indicadores.
Definir forma de governança da organização.
Definir e implantar um sistema ERP.

RESULTADOS

Papeis e responsabilidades definidos (accountability), com os principais processos e indicadores da operação (resultados).
Definição da equipe de trabalho e relacionamento com as demais empresas prestadoras de serviços.
Sistema ERP implantado, agrupando o planejamento das operações, apontamentos operacionais, gestão financeira/econômica, custos e informações executivas consolidadas.

COOPERATIVA

COOPERATIVA

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente está posicionado entre as maiores cooperativas do Brasil, ocupando um lugar de destaque na comercialização de commodities, bem como na industrialização e distribuição de produtos de consumo.

MOTIVAÇÃO

A organização estava em pleno crescimento e ampliação de sua atuação em diferentes mercados/segmentos.
A aquisição e incorporação de outras cooperativas necessitava de processos mais estruturados e padronizados.
Necessidade do estabelecimento das regras claras para cooperados e clientes, dentro do tripé Cooperado-Fornecedor, Cooperado-Cliente e Cooperado Cotista.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos

SOLUÇÃO

Elaborar a metodologia corporativa para Gestão por Processos, cobrindo o ciclo PDCA.
Estruturar o Escritório de Processos (estrutura, processos, ferramentas, modelo de gestão, papeis, responsabilidades, capacitação).
Capacitar os multiplicadores internos e acompanhar um ciclo de modelagem dos processos.

RESULTADOS

Metodologia corporativa para Gestão por Processos elaborada e aprovada pelo corpo diretivo.
Escritório de Processos estruturado e formalizado.
Ferramenta corporativa para modelagem dos processos selecionada e em pleno uso.
Multiplicadores capacitados e atuando em modelagem e redesenho de processos em suas respectivas áreas.
Primeiro ciclo de modelagem dos processos, com a cadeia de valor definida e validada.

SERVIÇOS

SERVIÇOS

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é reconhecido nacionalmente pela excelência na promoção, desenvolvimento, estímulo e apoio aos pequenos negócios em todo o país, sendo referência na prestação de serviços de informação, consultoria, cursos e publicações para seu segmento de atuação.

MOTIVAÇÃO

O direcionamento central (estratégia nacional) estava claro, mas os processos executados localmente precisavam de estruturação e padronização.
O corpo de gestores vislumbrava a operação com processos robustos, além da visão ponta a ponta da operação.
A cadeia de valor deveria ser aberta para todos os serviços ofertados, a fim de comunicar melhor “o que fazemos e como fazemos”.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos

SOLUÇÃO

Elaborar a metodologia corporativa para Gestão por Processos, cobrindo o ciclo PDCA.
Estruturar a cadeia de valor, com macroprocessos e seus desdobramentos para os vários tipos de serviços oferecidos.
Capacitar os multiplicadores internos e acompanhar um ciclo de modelagem dos processos.

RESULTADOS

Metodologia corporativa para Gestão por Processos elaborada e aprovada pelo corpo diretivo.
Ferramenta corporativa para modelagem dos processos selecionada e em pleno uso.
Multiplicadores capacitados e atuando em modelagem e redesenho de processos em suas respectivas áreas.
Primeiro ciclo de modelagem dos processos, com a cadeia de valor definida e validada, e a operação assistida.

AUTOMOTIVO

AUTOMOTIVO

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é líder global em fornecimento de partes estruturantes para veículos leves e pesados para as principais montadoras. Atende os principais mercados globais, tendo importantes clientes nas Américas, Europa, África e Ásia.

MOTIVAÇÃO

O mercado automotivo foi duramente afetado pela crise nos últimos anos, especificamente entre 2014-2016. Nesse cenário, de tantas dificuldades financeiras, incluindo redução de operações e desligamentos, as equipes podem perder a confiança e o foco na superação dos desafios ao lidar com o presente.
Era necessário realizar um trabalho que envolvesse as equipes, que integrasse novamente os objetivos e restabelecesse a confiança, o foco e a capacidade de superar desafios, envolvendo todos os interessados.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Coaching & Mentoring
Competências Conversacionais
Liderança Transformadora

SOLUÇÃO

Realizar diagnóstico inicial e identificar principais direcionadores.
Fazer workshops e laboratórios direcionados para os pontos identificados, gerando um conjunto de práticas, comportamentos e ações que resgatariam na equipe (e individual) o espírito realizador, a confiança e a visão do futuro.
Coaching e mentoring pontuais.

RESULTADOS

Aumento do nível de consciência, confiança e engajamento da equipe.
Maior capacidade da equipe em realizar articulações para tratar temas complexos e/ou com várias partes interessadas.
Conexão da equipe, e de suas ações, com os direcionamentos estratégicos para os próximos anos.
Aumento da capacidade da equipe em transpor as dificuldades internas e de mercado pela adoção de novas ferramentas, práticas e comportamentos.

ALIMENTOS

ALIMENTOS

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é um dos líderes nacionais no fornecimento de alimentos in-natura (commodities), além de atuar como distribuidor de alimentos processados, tendo as maiores redes varejistas do Brasil como clientes.
*Projeto desenvolvido via parceria/aliança

MOTIVAÇÃO

Um dos principais pontos de análise da performance de vendas estava centrado na rentabilidade de cada pedido de venda. A dificuldade em analisar a rentabilidade, em tempo de realização do pedido, era um ponto importante a era trabalhado. A área de TI, por sua vez, apresentava dificuldades em fazer sua própria gestão e organizar todas as demandas que envolviam alterações nos sistemas de gestão, o que impactava diretamente nas análises de performances de venda, incluindo a rentabilidade em tempo de realização do pedido.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos
Estratégia da TI e Gestão de Projetos de TI

SOLUÇÃO

> Realizar o mapeamento dos processos que envolviam pedidos e o cálculo da rentabilidade, utilizando mapa de processos e a árvore de indicadores.
> Realizar o diagnóstico da área de TI e gerar um mapa de estruturação.
> Gerar um plano de transformação da TI, com cenários de implantação ao longo dos períodos.

RESULTADOS

Melhoria dos processos com foco na acuracidade da rentabilidade em tempo de realização de pedidos de venda.
+ Visibilidade dos pontos de atenção e melhorias em processos.
+ Plano de ação coordenado entre áreas para implantação das melhorias em processos.
+ Diagnóstico da TI, com o plano de transformação aprovado pela Diretoria Executiva, além de cenários de atuação da TI a partir de objetivos estabelecidos.

AGRO

AGRO

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é um grupo tradicional que controla Usinas de Açúcar, Etanol e Energia Elétrica, reconhecido no mercado nacional e com forte atuação de suas operações no interior do estado de São Paulo.
*Projeto desenvolvido via parceria/aliança

MOTIVAÇÃO

As Usinas precisavam de uma estrutura organizacional adequada para sua gestão, identificando gargalos e possibilitando uma visão sistêmica de sua operação. As  operações de “back-office” precisavam estar melhores estruturadas para dar apoio ao negócio, considerando processos ponta a ponta. O grupo fundador desejava implantar a governança corporativa em poucos anos, assim era necessário estruturar os reportes da operação e de seus indicadores para uma estrutura mais apropriada.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Gestão por Processos
Modelagem e Governança Organizacional

SOLUÇÃO

> Definir a Cadeia de Valor, com macroprocessos e processos com foco gerencial, atribuindo responsáveis, papeis, indicadores para cada processo.
> Definir os fóruns de discussão e tomada de decisão, Integrando com as práticas já vigentes.
> Gerar uma primeira abordagem de Governança Corporativa.

RESULTADOS

+ Macroprocessos e processos reorganizados, com ajustes nas responsabilidades e papeis.
+ Estrutura hierárquica modificada e ajustada em função dos compromissos dos processos.
+ Primeiro ciclo de modelagem de processos realizado, com definição do catálogo de serviços de cada processo e seus indicadores.
+ Envolvimento de todas as partes interessadas na construção do modelo de gestão em processos.
+ Primeiro modelo de Governança Corporativa validado pelos fundadores.

ENG. & CONSTRUÇÃO

ENG. & CONSTRUÇÃO

Segmento

DESCRIÇÃO DO CLIENTE

Nosso cliente é referência nacional em prestação de serviços em assessoria e gerenciamento de projetos de engenharia/construção, sendo parte de um grande grupo internacional que atua nesse segmento de prestação de serviços em todo o mundo.
*Projeto desenvolvido via parceria/aliança

MOTIVAÇÃO

MOTIVAÇÃO

O crescimento da empresa nos anos anteriores ao projeto, somado ao processo de internacionalização, evidenciou a necessidade de uma reestruturação. Havia a necessidade de um redesenho de processos, bem como redesenho das estruturas organizacionais, papeis, responsabilidades, indicadores e metas. As novas estruturas seriam aprovadas pelo comitê executivo, que comportava os sócios, acionistas e diretores executivos.

SERVIÇOS UTILIZADOS

Modelagem e Governança Organizacional
Gestão por Processos

SOLUÇÃO

Definir a Cadeia de Valor, com macroprocessos e processos com foco gerencial, atribuindo responsáveis, papeis, indicadores para cada processo.
Definir os fóruns de discussão e tomada de decisão, Integrando com as práticas já vigentes.
Gerar uma primeira abordagem da remuneração por desempenho.

RESULTADOS

+ Macroprocessos e processos reorganizados, com ajustes nas responsabilidades e papeis.
+ Estrutura hierárquica modificada e ajustada em função dos compromissos dos processos e da necessidade internacional.
+ Envolvimento de todas as partes interessadas na construção do modelo de hierarquia e gestão em processos, validados com o comitê executivo no Brasil e com o VP Américas.
+ Primeiro modelo de remuneração por desempenho com base nos indicadores e resultados financeiros.

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